Gavetas como fazer

casa_banheiro_55 width=180OS ELEMENTOS COM GAVETAS

Sem se lançar no arriscado empreendimento que é fazer uma ranhura sem tupia, é possível construir gavetas.

Mas quantas? Aconselhamos quatro (16,9 cm de altura por 80,5 cm de largura). Se elas se destinam a guardar documentos no sentido horizontal, você poderá fazer cinco.

A face anterior

Será cortada em um bloco como o resto do elemento. Você a equipará com um puxador de estilo adaptado ao do conjunto. O melhor é um puxador simples de ebonite ou de plástico negro.

Os trilhos

Os trilhos serão formados por três ripas de madeira (a mais dura possível) de 15 x 20 mm. A ripa central será pregada e colada sobre a gaveta; as duas outras pregadas e coladas na face interna do lado do elemento considerado. Observe que se pode sempre melhorar o deslizar de uma gaveta esfregando sobre os trilhos sabonete comum ou parafina.

Os lados da gaveta

No desenho seguinte você poderá ver como calcular a largura da gaveta, que deve ser equivalente à largura interna do móvel, da qual você deduzirá a largura das duas tábuas laterais.

Corte a gaveta em compensado de 10 mm. Sua altura é igual á de sua face dianteira, cujas medidas são as mesmas de sua profundidade, você a medirá no local, sobre o elemento (até o fundo em fibra).

A constituição.

Na figura seguinte, eu mostrarei como se prende os lados da gaveta à face dianteira graças a um reforço de contra-placa 10mm colada sobre a face dianteira e cujos lados são aqueles da gaveta menos as espessuras dos lados e do fundo, em fibra de 3 mm.

Vejamos uma placa de ligação de 156 mm x 756 mm. Os lados serão prega¬dos com pregos sem cabeça contra os bordos da placa e o fundo será mantido por um sarrafo de 10 x

A face posterior

Atenção: a face posterior deve receber também uma ripa de apoio 10 x 10 para sustentar o fundo de fibra. Medirá portanto 169 mm, como a placa dianteira.

O fundo

Corte (com serrote de mão) um fundo de fibra e cole-o sobre pequenos sarrafos de 10 x 10. Ponha um peso sobre o fundo durante a secagem da cola, para assegu¬rar uma perfeita aderência aos sarrafos.

Acontece, frequentemente, ser necessário distribuir O espaço de uma peça, isto é, dividir essa peça para nela dispor da melhor forma possível os móveis, para criar zonas bem delimitadas e, finalmente, para “personalizá-la” ao máximo.

Trataremos, a seguir, de uma divisão fixa. A partir desse trabalho, nada o impedirá de cogitar de outras realizações, a partir desse primeiro (e sólido) treinamento.

Mas, antes de mais nada, cogitemos de uma divisão elementar, conseguida com um simples biombo ou pára-vento.

Tags: , , ,

Categoria: Gavetas e Divisorias

Deixe seu comentario